17 de julho de 2008

Pés de moleque

A Vivian, minha parceira do desafio "Intercâmbio Culinário" (link aí ao lado), sugeriu-me fazer "pés de moleque".
Um dia destes, e como tinha amendoins em casa, resolvi atirar-me à árdua tarefa de os descascar e toca de fazer os tais pés de moleque.

Não me correu muito bem, por isso não vou fazer esta receita para o intercâmbio, mas fica aqui para quem quiser experimentar.

Vou colocar aqui a receita tal e qual a Vivian me deu e... boa sorte!


Ingredientes:

2 colheres de sopa de margarina
2 xicaras de açúcar
1 pacote de 500g de amendoim
1 lata de leite condensado

Preparação:

Se o seu amendoim for do pequeno (geralmente aqueles comprados em embalagens de 500g no supermercado), vc primeiro vai pôr na panela a margarina e o açúcar.
Leve ao lume até derreter (ele não vai caramelizar), nesse momento adicione o pacote de amendoim.
Mexa sempre, por uns 20 minutos em fogo brando (cuidado pra não queimar o fundo da panela pq senão pega gosto).

Quando vc perceber que deu uma boa secada no açúcar, pode adicionar o leite condensado.
Continue mexendo sempre.
Essa é a parte mais delicada da receita.
O ponto de tirar do fogo é meio difícil de explicar, mas é antes de secar o leite condensado, só que não pode ser com ele muito molhado também, daí vai um pouco do teu feeling, mas pra te deixar tranquila, eu já errei o ponto algumas vezes e hoje pensei que também tivesse errado.

Eu faço da seguinte forma: coloco um pedaço de papel manteiga sobre a bancada ao lado do fogão e quando eu acho que está dando ponto eu pego um pouco da massa com uma colher e deixo sobre o papel, em alguns minutinhos ele já está seco e vc percebe se ficou tudo bem coladinho.
Tem pessoas que untam com margarina um tabuleiro e espalham toda a massa sobre ele, depois de frio, cortam os pés de moleque em padaços.
Já eu, prefiro ir pondo de colheradas sobre o papel manteiga.

Depois de frio, vc pode guardar em um pote bem fechadinho e oferecer pras visitas.
Ele dura um tempão no armário e não vai à geladeira.
Espero que goste da receita.

Nota:
A foto grande que vou publicar é da autoria da Vivian, já que os meus, como ficaram moles, tive de os colocar numa taça.
Mas estão deliciosos e já comi quase tudo (para mal dos meus pecados!!)

6 comentários:

ameixa seca disse...

Não te correu muito bem mas isso não deve ter interferido no sabor ;)
Eu gosto tanto de amendoim e estes "pés" até ficam giros para decorações de outras sobremesas :)

Anónimo disse...

Ainda não conhecia o teu blog mas vim cá ter através dum dos que visito habitualmente. Fiquei encantada com a quantidade de doçaria, eheheheh vou-te acrescentar a minha lista de fornecedoras de calorias.....

Leila disse...

ai que saudade que me deu de comer pe de moleque. comia muito quando morava no sul e sempre acompanhado de um chimarrao.
que gracinhas que ficaram.
beijinhos

Catarina Santos disse...

Se dizes que é assim tão bom, também tenho de experimentar! A ver se me desenrasco, pois não parece nada fácil :)

Beijinhos!!

Isabel Salvador disse...

aiai amendoins ,mesmo assim deve ter ficado saboroso,jinhos grandes

Vivian disse...

hihi
eh impressionante como algo tao simples pra nos, brasileiros, pode se tornar dificil em outro pais. Mas fiquei feliz com a sua tentativa, e nao desista, da proxima vez vc ira acertar o ponto direitinho rs

Mudámos de casa

Mudámos para o SAPO. Podem continuar a seguir-nos aqui: Bruxinha do Lar